Doca de Santo, Confraria e Taberna Ideal

Depois das férias na Suiça e de uma avaria no computador muitos posts foram-se acumulando, alguns vão ficar pelo caminho, outros serão recuperados. Aqui neste e abreviando, 3 restaurantes experimentados recentemente. O Doca de Santo já se pode considerar da "velha guarda", um dos primeiros, senão o primeiro restaurante a abrir nas docas ainda hoje se mantem de pedra e cal naquela zona de divertimento noturno. O grande trunfo do Doca de Santo é definitivamente a localização. A esplanada virada para o rio e o ambiente agradavel tambem sao mais-valias. Em relação á comida, bom, aí as coisas mudam. O Bife não é mau, não. Mas por aquele preço, meu deus... Uma refeição de bife, sem entradas, sem vinho e sem sobremesas, vinte e poucos euros. Imaginem que pediam um queijinho para abrir, acompanhado por uma garrafita de tinto e terminassem numa qualquer bavaroise. Quanto iriam pagar? Felizmente há outras alternativas em Lisboa para ver o rio. É recomedável para beber um copo, só.
A Confraria em Cascais é um restaurante de sushi. Sim mais um. Localizado no largo da igreja, proximo da marina. O local é do mais simpatico e charmoso que conheço. O Serviço é muito simpático mas lento. O ambiente é um desfilar de Tios e Tias, mas pelo meio aparecem uns "camones" de chinelo. A Comida é excelente. O Sushi é óptimo, do melhor que já comi mesmo. Muito fresco, muito bem elaborado e com algumas combinações inovadoras. Numa fase em que restaurantes medianos de sushi surgem como cogumelos (e são aceites como se fossem muito bons) é de saudar um local onde os rolinhos de arroz são tratados da forma que merecem. Também há umas Tostas que têm um aspecto delicioso mas não provei. O preço também não fica mal e acompanha o serviço. Preço médio sem vinho, 15€.
Por último a Taberna Ideal. Fica ali para os lados da Madragoa que é como quem diz, próximo de Santos e é uma agradável surpresa. Por três razões essenciais. Tem muitos petiscos. Tem muitos vinhos a copo (e não são os óbvios). O preço é muito competitivo. Os pratos tentam sempre ter um lado inovador, dentro do tradicional. A decoração é Vintage, com muitos moveis e peças do tempo da avózinha. Há ainda jornais e revistas para ler, antes ou depois da refeição. O ambiente é cool (quero dizer, ambiente descontraído, despretensioso mas bem frequentado). O serviço é simpático e personalizado. Preço médio com vinho, 15€.
Estrelas Joli
Doca de Santo - 5 em 10
Confraria do Sushi - 7 em 10
A Taberna Ideal - 8 em 10