Peixe em Lisboa 2009




A segunda edição do “Peixe em Lisboa”, que encerrou no passado domingo, dia 26, recebeu 21.600 visitantes ao longo dos oito dias em que esteve aberto ao público, um número que para a organização do evento é muito positivo e que levou já à marcação da edição do próximo ano, que deverá decorrer entre 10 e 18 de Abril.
“Esta é uma iniciativa relevante e que, em apenas dois anos, conseguiu afirmar-se como um dos eventos gastronómicos de maior importância no nosso país”, congratulou-se Duarte Galvão, director do evento, na sessão de encerramento do mesmo. No “Peixe em Lisboa’09” participaram 20 chefs de cozinha convidados, bem como uma dezena de restaurantes da área de Lisboa. No espaço do evento decorreram ainda diversas actividades, como cursos culinários, provas temáticas, concursos, provas de vinho, provas de produtos gourmet e iniciativas para crianças.
Um dos pontos altos do evento foi o derradeiro dia que se iniciou com a já tradicional "Grande Caldeirada", elaborada por boa parte dos chefes de cozinha presentes que serviram centenas de visitantes, ao almoço, no Pavilhão de Portugal.
Outro dos momentos altos foi a apresentação de Quique Dacosta, chefe de cozinha espanhol do restaurante "El Poblet", a sul de Valência, e distinguido com duas estrelas Michelin. No auditório do Pavilhão de Portugal, Dacosta revelou com mestria a componente gastronómica à base de peixe e marisco que pratica no seu restaurante, surpreendendo a audiência com criações sofisticadas e muito apelativas.
O Peixe em Lisboa acolheu ainda o concurso "O Melhor Pregão" e a prova "O Melhor Pastel de Nata".
Organizado pela Associação de Turismo de Lisboa e Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio do Turismo de Portugal e a produção da Essência do Vinho, o Peixe em Lisboa voltou a afirmar-se como um evento gastronómico bem sucedido, superando as melhores expectativas da organização.