Revolta do Bacalhau 2009

João Viegas surpreendeu o Júri com o prato "A Reviravolta do Trio Exótico, numa Revolta do Bacalhau da Noruega". Este jovem cozinheiro de 21 anos trabalha no Restaurante a ver Tavira, no Algarve, e vai ter a oportunidade de realizar uma acção de formação na Noruega, com o Chefe Geir Skeie, um dos mais prestigiados chefes da Noruega, que foi quem conquistou o primeiro lugar no Bocuse d'Or deste ano.
Em segundo lugar ficou Hasna Bouhlani, cozinheira no Hotel Pestana Palace, com o prato "Bacalhau de cá. sabores de lá." e, em terceiro lugar ficou João Pereira, do Restaurante Mesa, com o prato "Lombo de bacalhau em aveludado do seu caldo com estufado de abóbora, boletos e castanhas".
Presidido pelo chefe Hélio Loureiro, presidente do Clube MasterChef Bacalhau da Noruega, o júri foi composto pelos chefes Leonel Pereira (Hotel Sheraton Lisboa), Manuel Gabriel (Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa) e João Rodrigues (Hotel Altis Belém).
A Revolta do Bacalhau é um Concurso Nacional, onde são apresentadas novas propostas de receitas de Bacalhau da Noruega, respeitando a tradição portuguesa, procurando modelos complementares de uso dos produtos, técnicas e equipamentos para a confecção e apresentação dos trabalhos a concurso.
Fonte: Edições do Gosto