Viagens e Gastronomia

A revista Visão Vida e Viagens deste mês é dedicada à gastronomia e traz-nos um desfilar de artigos deliciosos.
Jamie Oliver, começa por ensinar-nos a comer bem e barato em Londres, uma missão que à partida parece difícil mas que afinal é possível.
Depois, Ferran Adrià deixa escapar que "O meu único sonho era jogar no Barça. Eu queria ser o Cruyff, não o Robuchon...". Numa entrevista que fala mais de si como pessoa, que como o famoso chef do El Bulli. E não termina sem nos confidenciar alguns dos seus spots favoritos, que podem ir desde tapear no Inopia em Barcelona, até comer uma sanduíche de frente para a ópera de Sidney.
Mais à frente, os irmãos Roca, que recentemente estiveram entre nós no Peixe em Lisboa, falam-nos no segredo do sucesso do El Celler de Can Roca, 4º melhor restaurante do mundo segundo a The Restaurant Magazine.
Ainda há um giro gastronómico por Madrid através das mais recentes hot tables da capital espanhola. David Muñoz, o já famoso chef do Diverxo diz que "formamos um conjunto de gerações diferentes, com cozinheiros principais e outros de grande fama, como Sergi Arola, e encontramo-nos num momento de explosão criativa e de novas oportunidades. Algo que nunca tinha acontecido em Madrid".
Outro dos Chefs em destaque neste artigo é o catalão Ramón Freixa, que com o seu Ramon Freixa Madrid acabou de ter uma crítica muito positiva no mais recente post de Carlos Maribona.
Mas há muito mais. A história e os segredos dos bodegones de Buenos Aires, livros sobre gastronomia, dicas de restaurantes (alguns deles bem em conta) em cidades europeias, produtos gourmet, e...
Para fechar com chave de ouro, Gonçalo Cadilhe traz-nos uma inesquecível viagem à região das Langhe, no norte da Itália. Do vinho Barolo, à trufa branca de Alba, um delicioso texto com a marca registrada do melhor escritor de viagens português.
Se há formas de bem gastar quatro euros, esta é uma delas. Imperdível!