XI Concurso de Vinhos da Península de Setúbal

Na semana passada ficaram a conhecer-se os premiados do XI Concurso de Vinhos da Península de Setúbal numa cerimónia que ocorreu na Pousada de Palmela.
Foram cerca de 100 vinhos da região que estiveram à prova dos 35 provadores que distinguiram os melhores nas diversas categorias.
Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal fez questão de destacar a importância do concurso para a evolução dos vinhos da região: "O Concurso de Vinhos da Península de Setúbal tem incrementado, ao longo das suas 11 edições, o número de referências inscritas e a pontuação média atribuída, o que constitui um claro sinal da evolução da qualidade dos vinhos da região. Quer nos concursos nacionais quer nos concursos internacionais, os vinhos da Península de Setúbal, têm sido amplamente agraciados. A Região voltou a passar várias fasquias importantes, mais de 50% da produção da região que chega hoje ao mercado já o faz debaixo das Denominações de Origem Controlada Palmela, Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo e também com a nova indicação geográfica de vinho regional Península de Setúbal». Não deixou no entanto de criticar a pouca divulgação que a região faz dos seus próprios vinhos.
(foto retirada do site da JMF)

Lista dos premiados

Melhor Vinho da Região - José Maria da Fonseca Moscatel Roxo 20 Anos

Melhor Vinho Generoso - José Maria da Fonseca Moscatel Roxo 20 Anos

Melhor Vinho Tinto - Amo-te Reserva Tinto 2008

Melhor Vinho Branco - Lisa Branco 2010

Foram ainda atribuídas 17 medalhas de ouro e 9 de prata.

Fonte: Rostos.pt e Agroportal