Experiências a Sul - Vinipax e Beja Gourmet (Beja)


Experiências a Sul é o mote dos eventos que, de 7 a 9 de Outubro, transformam Beja no principal palco de atenções do País. Vinipax, Olivipax, Beja Gourmet, Festival das Gastronomias Mediterrânicas, Beja Brava e Beja Kids são as propostas para uma semana em grande na capital do Baixo Alentejo.

Provas de vinhos e de azeites, show cooking com conceituados chefs, aulas de culinária, wine bar, lounge das gastronomias, ateliers, worshops, demonstrações de toureio, colóquios e palestras, apresentações de livros, sessões de autógrafos e, além de muitas outras surpresas para miúdos e graúdos, “Experiências a Sul” prometem ainda muita animação nocturna.

A Vinipax e Olivipax, que contam com a presença de mais de 100 expositores de vinho e azeite do Alentejo, Tejo, Península de Setúbal e Algarve, já se tornaram eventos de referência nacional que atraem anualmente milhares de visitantes de todo o País. Estes eventos mostram, vendem e dão a provar alguns dos melhores vinhos e azeites do País, alguns dos quais com prémios europeus e mundiais.

A Beja Gourmet apresenta-se com oito restaurantes de tapas e petiscos funcionando, pela noite dentro, como lounge wine.

“Experiências a Sul” apresenta este ano como grande novidade o Festival Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas que, organizado pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo, coincide no espaço e no tempo com a Vinipax, Olivipax e Beja Gourmet.
Dedicado à gastronomia mediterrânica, o Festival promove conferências, debates e demonstrações de cozinha com chefes convidados. É ainda dada expressão à cultura, à tradição e à sofisticação de uma gastronomia ímpar em riqueza, recentemente classificada como Património Imaterial da Humanidade.

Fonte: cm-beja.pt