Palmela Cidade Europeia do Vinho 2012


Posso andar distraído mas não tenho visto grande entusiasmo por parte dos apreciadores de vinho para este evento. Será pelo seu apelo mais popular?
Seria uma pena termos à porta de casa uma Cidade Europeia do Vinho e deixarmos o momento passar ao lado, ainda para mais com um programa tão interessante e diversificado.
Conto lá ir várias vezes.


Palmela é a Cidade Europeia do Vinho 2012. O título foi atribuído este ano, pela primeira vez, pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho e visa distinguir, anualmente, uma cidade símbolo do desenvolvimento vitivinícola, a nível europeu.


Além das iniciativas que integram, tradicionalmente, o nosso calendário anual de eventos – caso do Festival Queijo, Pão e Vinho, das comemorações do Dia do Vinho ou do Festival do Moscatel – e de programas em curso como "Palmela – Experiências com Sabor", que mobiliza os restaurantes do concelho para a promoção dos produtos locais de qualidade, ou os Cruzeiros Enoturísticos no Rio Sado, a aposta vai para um conjunto de projectos nas áreas da educação, investigação e divulgação científica, com a promoção de encontros técnicos, debates, formação e produção de conhecimento sobre o tema. A relação entre a cultura e o vinho também dará frutos durante todo o ano, com a criação e/ou apresentação de espectáculos de várias áreas artísticas, inspirados pelo mundo da vitivinicultura. De sublinhar, ainda, a Gala Cidade Europeia do Vinho, onde será eleita a Rainha das Vindimas da Europa, e a 50ª edição da Festa das Vindimas.


O programa "Palmela – Cidade Europeia do Vinho 2012" será apresentado, oficialmente, no final de Fevereiro, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, onde Palmela marcará presença enquanto convidada no pavilhão do Turismo de Portugal. 

Fonte: Câmara Municipal de Palmela