Quinta do Francês (Silves, Algarve)














Enquanto outros produtores algarvios estavam ocupados com a vindima e afastavam os visitantes como moscas, esta Quinta do Francês abriu-nos as portas de par em par e recebeu-nos (a nós e a todos os outros "enoturistas" de circunstância) com um profissionalismo que eu gostava de encontrar mais vezes noutros pontos do país onde o vinho é mais considerado.

Para esta visita fomos simpaticamente recebidos e acompanhados pela Tania Silva, que nos mostrou toda a propriedade e os seus métodos de produção, enquanto nos contava a aventura de Patrick Agostini, médico francês e proprietário da quinta, em vir produzir vinhos para o Vale da Ribeira de Odelouca, no Concelho de Silves.

Após a visita à adega, voltámos à sala principal, que também funciona como loja, para a prova dos quatro vinhos produzidos na quinta. A gama de entrada com o nome de Encostas de Odelouca, com um branco (Crato Branco e Arinto, 2010), um rosé (Cabernet Sauvignon e Syrah, 2011) e um tinto (Trincadeira, Aragonez, Cabernet Sauvignon e Syrah, 2009 e 2010), este último passou a chamar-se apenas de Odelouca, na versão de 2010.
Por último a coqueluche do produtor, o tinto Quinta do Francês (Trincadeira, Aragonez, Cabernet Sauvignon e Syrah, 2009).

Os primeiros são vinhos redondos, com a fruta madura e um ligeiro travo doce a trazerem gulodice à prova, que farão certamente as delícias de quem gosta do género. E o Quinta do Francês, que já se mostra com mais estrutura e pujança, apesar de não fugir ao estilo moderno, com a fruta madura amparada pela madeira a criar um conjunto muito saboroso e aromático. Este a merecer alguma guarda para se ver o que acontece.
De registar as muito boas condições proporcionadas para a prova, com um copo para cada vinho e uma explicação curta mas concisa sobre os mesmos.

No final pagou-se pela visita 6€, preço perfeitamente justificado pelo serviço a que temos direito. Não é necessária marcação antecipada, mas conveniente a consulta dos horários nas diversas épocas do ano.

Outro destaque merecido neste produtor é o seu site. Numa área onde muitas vezes peca a escassez de informação e os investimentos são nulos, eis que nos surge um site simples, bonito, muito prático, com toda a informação necessária sobre o produtor e as suas actividades, incluindo informação detalhada sobre os vinhos e loja online. Mais um exemplo vindo do Algarve (e já são muitos) que deveremos ter em conta.

Quinta do Francês
Ribeira de Odelouca, Silves, Algarve
Tel: 282 106 303
E-mail: info@quintadofrances.com

Marcadores: , , ,