Pekaria (Lisboa)





Não se pode dizer que tenhamos a cultura de comer na rua, comparando com outros países estamos muito longe mesmo. No entanto, a abertura que demonstramos a tudo o que são novas tendências e a forma intensa como as vivemos, faz de nós cúmplices perfeitos para a moda da street food se instalar de armas e bagagens.
A oferta de street food em Portugal, até aqui, sempre esteve relacionada com as festas mais populares, onde as roulotes, com bifanas, cachorros, hambúrgueres, farturas, churros, etc, ditam as leis. Mas aos poucos, pé ante pé, sem se fazer muito barulho, vão surgindo sinais que algo está a mudar.
Estaremos ainda a uma grande distancia da realidade das food trucks americanas, até porque a nossa legislação também não ajuda, mas acredito que num futuro próximo a coisa vai aquecer.

Entretanto em Lisboa, a oferta de opções que convidam os portugueses a comer na rua vão aumentando. É o caso da nova aventura do Chef Tugaslavo Ljubomir Stanisic, que bem colado ao seu Bistro, no Largo da Trindade, abriu a Pekaria.
Num espaço pequeno, que Stanisic chama de quiosque de comida, a oferta passa por preparações que se podem pegar e trazer para casa, ou comer no banco de jardim mais próximo. A escadaria da lindíssima Igreja de São Roque, com o pulsar da cidade à sua frente, é um local perfeito para a cena do crime. Fica a dica.

O pão, não fosse Pekara (padaria) a origem do nome, é figura central desta oferta. De fabrico próprio, pronto a levar. Mas há muito mais. Empadas de caça, Bureks, Quiches, Wraps, os famosos Lollipop de salmão, as mais substanciais sandes, de Cabrito, de Bochecha de Porco, que na companhia de um sumo natural fazem uma excelente refeição rápida.
Nos planos está também ter vinho a copo, para quem quiser ali mesmo saborear um snack na companhia de um copo de tinto. De Lhubão, provavelmente.

Quanto aos preços, há para todos os gostos. Com as entradas e os sumos naturais a começarem nos 2€, até às sandes, de cabrito assado por exemplo, a 6€. Pelo meio há muita coisa para descobrir. A comida é boa e o conceito é recente, por isso vale a pena passar por lá e conferir. Não vão é com pressa, que o serviço é lento, aliás o único reparo que trouxemos da nossa visita.

Pekaria - Pão Nosso de Cada Dia
Largo da Trindade, 10, Lisboa
Tel: 91 030 7575
Terças a Sábados, das 13:00 às 20:00.



Marcadores: ,