Aveiro

O cognome de Veneza Portuguesa não lhe vem por acaso. Virada para os seus canais, onde os moliceiros passeiam os turistas, Aveiro está mais urbana e moderna que nunca. A Ria, as salinas, as praias, a gastronomia e a doçaria, a Arte Nova, a originalidade da sua arquitectura, os azulejos, os ovos moles,  as Bugas... São vários pontos de interesse que merecem a nossa atenção, desta, que é uma das mais bonitas cidades portuguesas.

Arte Nova vintage...



A Porta Verde, Rua João Mendonça, nº 7, 1º, Aveiro.








Museu e Casa de Chá Arte Nova, Rua Dr. Barbosa Magalhães, 9, Aveiro

Praça e Mercado do Peixe. A bonita arquitectura em ferro forjado faz do Mercado do Peixe um dos mais bonitos edifícios da cidade. Obrigatório. 







As seculares salinas de Aveiro são uma imagem de marca da cidade mas que aos poucos têm vindo a desaparecer, saúde-se por isso as jovens mentalidades que fazem questão de preservar o seu legado histórico. Casa da Ria, Rua Dr. Barbosa Magalhães (não sei o número e não encontrei mais informações online). 





O lado urbano e cosmopolita de Aveiro, que também o há. Lodo Concepts, Rua dos Mercadores 25, Aveiro










Joaquim Nogueira, um transmontano, há muito sediado em Aveiro, apaixonado pela sua terra e pelos produtos que dela nascem, decidiu trazer ao litoral o Nós Trás os Montes, Largo da Apresentação 3, Aveiro.  







A proximidade com o mar traz à gastronomia de Aveiro o protagonismo do peixe e mariscos, apesar do maior ícone chegar com a herança conventual dos famosos doces de ovo. Mas hoje, para aqui, interessava conferir a fama da melhor pizza de Aveiro, na Pizzarte, Rua Eng. Von Haff 27, Aveiro (preço médio 10€). Lugar leve e fresco, onde o branco domina, muita gente jovem a emprestar descontracção e boa disposição ao espaço. As pizzas são boas (também há massas), ainda que longe da excelência, mas o espaço merece a visita acima de tudo pela lufada de ar fresco que traz à restauração da cidade.






E claro, os famosos ovos moles. O que não falta na cidade são locais com boa oferta deste doce típico, mas a Pastelaria Rossio, Rua João Mendonça 16, Aveiro, é porto seguro que se recomenda. Com moderação, que a oferta é violenta :)


Marcadores: , ,