Luís Pato (Anadia, Bairrada)

















Voltamos à Bairrada e ao 1º Encontro com o Vinho e Sabores para, em meia dúzia de fotografias, assinalarmos a passagem pela adega onde são produzidos os vinhos de Luís Pato.
Luís Pato é uma figura ímpar, conhecido mundialmente, pelo que me escuso à habitual apresentação. Recebeu-nos com a irreverência que se lhe conhece, seja a comparar os bons vinhos de Baga aos grandes Borgonhas e Brunellos, ou quando surge com a sua Rebel vestida, pronto para mais uma desafiante sessão de fotografias, onde se sente como peixe na água.
Foi uma visita onde não houve provas comentadas, nem demoradas considerações técnicas sobre a produção dos vinhos, apenas uma pequena introdução onde falou inevitavelmente das potencialidades da casta Baga, antes de se passar ao grande logradouro do piso térreo onde teria lugar o almoço que juntou o melhor da gastronomia da Bairrada com os seus vinhos.
Durante o almoço foi possível provar vários vinhos do portefólio Luís Pato, com opções para todos os gostos, dos mais antigos aos mais recentes, dos mais inovadores aos mais tradicionais, mas obviamente foram aqueles com mais idade que fizeram a delícia dos presentes. Foi possível, se dúvidas houvessem, comprovar o potencial de envelhecimento destes vinhos e a aptidão para a mesa que ainda têm. Um momento de celebração para qualquer enófilo.


Luís Pato
Rua da Quinta Nova, Amoreira da Gandara, Anadia
Tel: 231 596 432
Email: geral@luispato.com

Marcadores: , , , ,