Riojano Joven Y Fresco (Logrono, Rioja)









"Toma o teu copo e aprecia estes vinhos que te ajudarão a conversar, a desfrutar a vida com os amigos. Pergunta aos próprios produtores pelas características dos vinhos, pelas suas particularidades, pelo cultivo das uvas, pela sua elaboração mas, acima de tudo, comprova por ti mesmo a riqueza de uma terra tão generosa como a Rioja."

Era desta forma que a plataforma organizadora do evento, Lo Mejor de lo Vino de Rioja, com o apoio do Governo da Rioja e do Municipio de Logrono, lançava o convite para o Riojano Joven Y Fresco, uma prova de vinhos na rua com a presença de 25 produtores da região.

Foi um feliz acaso a minha passagem por Logroño ter coincidido com a data desta mostra de vinhos na rua, pois achei muito interessante o formato deste evento que serviu para promover o vinho junto dos jovens e das famílias.

Como se sabe toda aquela região leva muito a sério a cultura do vinho e preocupam-se efectivamente em fazê-la passar aos mais novos, desígnio que os próprios produtores apoiam, pois sabem que estes serão os seus clientes no futuro.
Haverá melhor forma de iniciar o interesse pelo vinho às novas gerações, que promovendo um evento onde estes se possam juntar com os seus amigos com um copo de vinho na mão?

O objectivo destas mostras é promover o consumo de vinho entre os jovens e as famílias, sensibilizando para o seu consumo moderado e dando a conhecer as colheitas mais recentes do que se vai produzindo na região.
Uma degustação de rua itinerante que leva esta festa e os vinhos da Rioja a outras cidades de Espanha.

É evidente que havendo um evento de vinho na Rioja toda a população acorre em massa e foi ver gente de todas as gerações em grande comunhão com os produtores, criando uma autentica festa em torno do vinho da região. 
Os 7€ da entrada davam direito a um (bom) copo e a um bilhete com cinco senhas destacáveis, cada uma valendo uma degustação nos stands presentes.  

Adorei o evento, pela alegria reinante (não vi ninguém alcoolizado) e pela oportunidade que tive de falar com alguns produtores e conhecer um pouco melhor a diversidade dos vinhos que se vão fazendo na Rioja.
Uma lição de como promover o vinho de uma região junto das populações. Seria exequível algo do género em Portugal?

Marcadores: , ,