Gure Toki (Bilbau, Espanha)

Skrei, congelado, mas ainda assim a merecer amplamente o cognome, atribuído por estas bandas, de pata negra dos bacalhaus.

Vieira com Batata e Migas. O creme de batata está escondido, mas era  de um macio de seda, o crocante do pão e a vieira no ponto fazem o resto. Ainda há uma flor de sal, que pé ante pé, vem-nos bater ao palato, a atiçar aquele contraste de texturas. Um prato maravilhoso que apetece comer às dúzias. 

Sopa de Queijo Idiazabal com Cogumelos e Ovo de Codorniz. Não, apesar de parecer, não estamos num restaurante de alta cozinha. Estamos no Gure Toki e este é o pintxo com o qual venceram o Concurso de Pintxos Bizkaia 2011. O queijo Idiazabal é um queijo de ovelha, de raça autoctone, de sabor forte, mas que aqui fica perfeitamente equilibrado com o sabor dos cogumelos. Uma combinação excelente, que facilmente se percebe porque arrecadou o prémio de melhor pintxo em 2011. E este não é um prémio qualquer


Os pintxos frios são tantos e tão bons que me vou escusar a entrar em grandes detalhes. O que impressiona é a qualidade e o cuidado na apresentação de todos eles.

O Foie a la plancha com Maçã e redução de Pedro Ximenez. Sem comentários. 





É sobejamente reconhecida a fama da gastronomia do País Basco. A impressionante concentração de restaurantes com estrela michelin por metro quadrado e os tradicionais e famosos bares de pintxos, fazem desta região um dos principais destinos gastronómicos do mundo. Ainda hoje, mesmo com o aparecimento de outros "terroirs" que jogam no mesmo campeonato, Escandinávia, América do Sul, Oriente, o País Basco continua a ser um lugar de excelência no que à mesa diz respeito, tanto na qualidade da sua gastronomia, muito assente nos seus produtos, como na excelência das experiências que os espaços de restauração, nos diversos segmentos, proporcionam. Este é um assunto muito sério para este povo e isso nota-se na forma como os agentes locais encaram o turismo gastronómico. 

Apesar de já saber tudo isto nada me preparou para algumas experiências que tive na região. Esta no Gure Toki foi das que mais me impressionou, não só pela qualidade do que comi, mas acima de tudo pelo pouco que paguei. Custa a crer que depois de uma refeição tão boa nos apresentem uma conta tão curta, mas era verdade, conferi e batia tudo certo. Incrível. 

O Gure Toki é um dos muitos bares de pintxos da cidade, também dos mais conhecidos, localizado em plena Plaza Nueva, ou Plaza Berria, onde a cidade se encontra para elevar o espírito basco com uma cerveja ou um copo de vinho na mão. Minúsculo, como qualquer bom bar de pintxos que se preze, é dos mais concorridos e depois de lá se fazer uma refeição percebe-se facilmente porquê. Os pintxos de autor são imperdíveis e tudo o que comemos estava excelente, nem uma coisita menos boa para se poder apontar o dedo. 
E o vinho? Carta curta, mas com uma relação qualidade preço de fazer inveja, copos decentes e temperaturas irrepreensíveis, o suficiente para termos vontade de beber vinho fora de casa. 

O grande dilema deste lugar é escolher entre fazer uma tranquila refeição sentada (ir depois das 15 e antes das 19) ou deixarmo-nos levar pela movida basca, com uma atmosfera vibrante que transforma a visita numa autentica festa. A escolha não é fácil, por isso o melhor é irem nos dois modos, qualquer um deles são experiências muito aconselháveis.

Aos maluquinhos da boa mesa sugiro uma ida ao paraíso a Bilbau. Com a Easy Jet a voar de Lisboa por preços "simbólicos", não há razão para não visitarem uma cidade com uma oferta gastronómica de tanta qualidade, seja no campeonato da alta cozinha, seja em modo tradicional. Para os outros, vão também, a capital do País Basco é muito mais que gastronomia, a cultura de um povo com tanto carácter merece ser conhecida. Agurrak!

Gure Toki
Plaza Nueva 12, Bilbau
Tel: +34 944 158 0 37
Preço da refeição descrita, para duas pessoas, com vinho, 29,50€.

Marcadores: , , ,